ATM ou articulação temporomandibular é a região onde a mandíbula se articula com o osso temporal do crânio.
DTM ou Disfunção temporomandibular refere-se a diversas condições dolorosas e não dolorosas que afetam a ATM, seus componentes e os músculos envolvidos nos movimentos mandibulares.
Podemos encontrar dois tipos de desarranjos: (1) os de origem muscular, dor gerada no músculo e (2) de origem articular, dor gerada na articulação. Em alguns casos podemos encontrar esses dois processos relacionados e acontecendo simultaneamente.
A ATM trata-se de uma articulação muito complexa, diferente de articulações como o joelho que realiza apenas extensão e flexão, a atm possui a capacidade de movimentar-se em mais de uma direção (Rotação, translação, transrotação) sendo esses movimentos responsáveis pela abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralidade. Além disso trata-se de um osso (mandibula) com duas articulações que funcionam em simultâneo e em sincronia para permitirem seus movimentos, os quais são solicitados no momento da fala, na alimentação e até mesmo de forma involuntária durante o sono (forma essa muitas vezes responsável pelo desequilíbrio).
Os problemas relacionados à musculatura e articulação por também trazer consequências aos dentes alterando de forma irreversível seu formato.
Os sinais e os sintomas podem variar de intensidade e complexidade, sendo inclusive algumas vezes assintomático. A grande maioria dos pacientes pode apresentar alguns desses sintomas:
- Estalidos e ou ruídos com o movimento da mandíbula
- Dor na região da ATM e ou dores de cabeça
- Dor nos maxilares e na musculatura da face
- Dor ao mastigar na ATM e ou face
- Dor no pescoço, ombros e coluna
- Zumbidos nos ouvidos
- Tontura / vertigem
- Alterações na oclusão (encaixe dos dentes)
- Alterações no formato dos dentes (desgaste ou abfração)
- Mudanças na aparência facial (queixo ficando torto para o lado)
- Capacidade limitada para abrir a boca com ou sem dificuldade mastigatória
- Travamento da mandibula (aberta ou fechada)
Dor muscular e disfunção
Dor e disfunção miofascial (DDM) é a causa mais comum de dor mastigatória e do funcionamento limitado. Geralmente associada a função muscular anormal ou hiperatividade, podendo também estar associada a apertamento diurno ou bruxismo noturno. Tendo como principais sinais e sintomas: dores na face, cansaço nos maxilares, fadiga e dificuldade durante a mastigação, limitação de abertura bucal geralmente associada a dor, dor de cabeça (enxaqueca) , dor de ouvido e dor cervical.
Desarranjo Interno da Articulação
Atualmente, o desarranjo interno é aceito como um processo dinâmico que envolve mudanças biomecânicas, bioquímicas e celulares, incluindo deslocamento e deformação de disco, sinovite (inflamação da atm) e alterações no líquido sinovial (líquido esse que lubrifica e nutre a articulação), mudanças degenerativas na superfície articular e fibrose.
Os principais sinais e sintomas são: dor na ATM bem localizada geralmente contínua,que piora com a função mastigatória, presença de ruídos na articulação, limitação de abertura bucal e travamento.
Dores de cabeça e as DTMs
Muitos estudos revelaram que a cefaléia é um sintoma comum associado às DTMs. Sendo ela ocasionada pelo desequilíbrio muscular e/ou desarranjo da ATM. Além disso alguns pacientes referem dores em região do ouvido, muitas vezes somado a presença de zumbido.
Vale lembrar que muitos estudos demonstraram a eficácia dos tratamentos para DTM para diminuir significativamente a dor de cabeça.
DTMs e seus tratamentos
Para cada problema será indicado um tratamento específico dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir desde orientação do paciente e prescrição de medicamentos até mesmo abordagem cirúrgicas. Existe também como forma de tratamento a fisioterapia, órteses de oclusão (placas de mordida), aconselhamento de manutenção do estresse, artrocentese, artroscopia, cirurgia de reposicionamento do disco, reparo ou remoção do disco, condilectomia e substituição total da articulação (prótese total da ATM).
Portanto é muito importante a procura por um profissional capacitado para avaliar e direcionar um possível tratamento