Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática tem por objetivo um reposicionamento dos ossos da face, visando restabelecer um padrão facial normal em pacientes que apresentam alterações no desenvolvimento ósseo facial, bem como um encaixe perfeito dos dentes, uma melhora respiratória e consequente melhora estética.

O procedimento geralmente necessita de um preparo ortodôntico prévio, sendo assim a grande maioria dos paciente precisará fazer uso de aparelho fixo.

O procedimento é indicado para pacientes onde a discrepância dentária não pode ser solucionada apenas com o uso de aparelho e/ou assimetrias faciais.

A cirurgia traz grandes benefícios ao paciente e o índice de satisfação com o resultado é bastante elevado.

A técnica proporciona modificações estéticas muito positivas para a harmonia da face. Uma das maiores vantagens dessa técnica é a ausência de cicatrizes, pois a intervenção é realizada na parte interna da boca.

Prognatismo – Classe III

Pacientes que possuem excessivo crescimento na mandíbula, resultando um perfil côncavo. Ocasiona distúrbios na fala, ausência de selamento labial e consequente maloclusão.

Retrognatismo – Classe II​

Distúrbio de crescimento mandibular, geralmente trazendo mau posicionamento dos lábios e dificuldade de fala, exposição excessiva dos dentes superiores, geralmente acarreta dores na articulação sendo muitas vezes necessária a abordagem para tratamento da mesma.

Sorriso Gengival​

Quando o crescimento vertical torna-se excessivo, sua consequência é o alongamento da face, sendo assim a exposição gengival é demasiada durante o sorriso.

Mordida Aberta​

Incapacidade de ocluir os dentes anteriores, geralmente relacionado a problemas na articulação temporo mandibular e em paciente com distúrbios respiratórios.

Assimetria Facial

A cirurgia ortognática pode corrigir desvios de formação na face.

Mordida Cruzada

A mordida cruzada representa um encaixe fora de posição dos dentes, refletindo na eficiência da mastigação, podendo além disso trazer dor.

Algumas das indicações para realização do procedimento:

Disfunção da ATM e as deformidades dentofaciais

É importante entender que a patologia da ATM frequentemente coexiste com as deformidades da mandíbula e da face. Para pacientes com problemas de ATM e deformidades da mandíbula, corrigir apenas a posição da mandíbula e ignorar os problemas da ATM pode resultar em resultados ruins em relação à função mandibular, estética, posição da mandíbula, estabilidade e aumento dos níveis de dor e cefaleia. Portanto, abordar as ATMs, assim como os aspectos cirúrgicos ortognáticos, geralmente fornece o melhor resultado possível.

Planejamento Virtual / Guia 3D

Contamos com tecnologia de ponta em nosso consultório, o planejamento da cirurgia é realizado a partir de software 3D para máxima perfeição e previsibilidade do procedimento, a partir disso podemos imprimir um guia cirúrgico para utilizarmos durante o procedimento.

Adicionar imagens da impressora, guias e software.

Pós Operatório

A cirurgia ortognática também requer alguns cuidados especiais durante o período pós-operatório.

O lado positivo é que a maioria dos pacientes não refere queixa com relação a dores nas feridas operatórias , isso acontece decorrente a manipulação das estruturas nervosas durante o procedimento resultando em uma parestesia transitória (diminuição temporária na sensibilidade) , além disso o uso de medicações específica auxilia nesse processo, a recuperação total do paciente também envolve repouso, cuidados com a alimentação e fisioterapia.

Cirurgia ortognática e as fases do tratamento

Antes e Depois

Vídeos Explicativos

Avanço Maxilo Mandibular para Vias Aéreas

Reproduzir vídeo

Recuo Mandibular

Reproduzir vídeo

Sorriso Gengival

Reproduzir vídeo

Assimetria Facial

Reproduzir vídeo

Expansão da Maxila

Reproduzir vídeo

Avanço Mandibular

Reproduzir vídeo
Rolar para cima
× Como posso te ajudar?